EDUCAÇÃO

Seminário Internacional debate cadeias de suprimento sustentáveis no Uruguai

Evento promovido pela Universidade Tecnológica do Uruguai reúne especialistas para discutir soluções logísticas de baixo impacto ambiental e social

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas voltadas à sustentabilidade nas cadeias de suprimento, a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC), por meio do Instituto Regional Norte, realiza entre os dias 7 e 9 de abril o III Seminário de Cadeias de Suprimento Sustentáveis. As atividades ocorrem no Salão de Atos Prof. Dr. Martín Pomar, na cidade de Rivera.

O evento reúne especialistas internacionais e acadêmicos uruguaios com atuação destacada nas áreas de logística, engenharia, meio ambiente e desenvolvimento rural. A programação contempla mesas de debate, palestras temáticas e aulas magnas, com foco em inovação, eficiência, impacto ambiental e colaboração intersetorial.

A mesa de abertura ocorre nesta segunda  dia 7, às 16h30, seguida da aula inaugural ministrada pela professora Graciela M. Salum, diretora do Departamento Acadêmico de Mecatrônica, Logística e Biomédica da UTEC. A docente abordará o papel da academia no desenvolvimento territorial.

Entre os destaques da programação estão as apresentações da economista Liliana Rivera, com ampla experiência em consultoria e pesquisa aplicada em cadeias de suprimento na América Latina e nos Estados Unidos; do engenheiro comercial Jean Paul Guzmán Castro, defensor da integração entre ensino e prática no setor logístico; e de Bruno Sánchez-Briñas Vázquez, coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural da Fundação Botín, que atua na dinamização de territórios e promoção do empreendedorismo rural.

Além deles, participam docentes e pesquisadores vinculados à UTEC, como o contador Cristian Pérez, a física Raisi Lenz, o engenheiro Nolan Sánchez, a jurista Victoria Laniella e o especialista em logística e exploração espacial Esteban Sarkissian.

Entre os temas abordados ao longo dos três dias estão a avaliação do impacto ambiental e social das cadeias de suprimento, a eliminação de desperdícios na logística agrícola, a implementação de processos de planejamento integrados (S&OP) e a criação de valor por meio do aproveitamento de resíduos e subprodutos industriais.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre práticas logísticas sustentáveis, contribuindo para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da cadeia de suprimento, alinhando eficiência, inovação e responsabilidade socioambiental.

O seminário é gratuito e aberto ao público, com foco em estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais do setor produtivo e representantes de organizações públicas e privadas.

Autor:
Compartilhe: