
A fábrica da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite (Conaprole) em Rivera não retomará suas atividades industriais, mas será convertida em um centro de distribuição, evitando seu fechamento completo. A decisão foi anunciada pelo deputado e ex-intendente de Rivera, Marne Osorio, após uma reunião na Presidência da República do Uruguai.
O encontro contou com a presença de autoridades nacionais, representantes da empresa e do sindicato dos trabalhadores. Segundo o parlamentar, chegou-se a uma “solução precária, mas uma solução afinal”, que é resultado da mobilização de diversos setores da comunidade local e regional.
“Vemos o lado positivo de que a fábrica, pelo menos, não fecha”, afirmou Osorio.
A nova operação funcionará como um centro logístico, mantendo nove postos de trabalho. O número é inferior ao quadro de funcionários que a unidade possuía quando estava em plena atividade industrial. Com a mudança, a empresa continuará a oferecer um serviço de proximidade aos consumidores dos seus produtos na região.
Osorio atribuiu o acordo ao esforço conjunto realizado no território, destacando a participação de outros legisladores, do governo departamental, da Junta Departamental de Rivera, empresários, trabalhadores e da comunidade em geral. “É o resultado de todo o compromisso com o desenvolvimento produtivo e o cuidado com os trabalhadores do nosso departamento”, disse.
Apesar de não ser a reabertura industrial desejada, o deputado afirmou que o acordo abre uma oportunidade para continuar trabalhando em busca de objetivos maiores. “Temos a oportunidade de seguir trabalhando nesta linha para conseguir reabrir a planta industrial e ir além”, declarou, mencionando a necessidade de promover o aumento da capacidade produtiva, a diversificação e o investimento na região.
Segundo Osorio, a Conaprole poderá realizar novos investimentos se receber as condições ideais para ser competitiva e ampliar sua presença no mercado brasileiro.
“A notícia não nos satisfaz completamente, porque lamentavelmente a planta industrial não está sendo reaberta. Mas nos agrada o fato de que também não está se fechando e que se está preservando alguns dos postos de trabalho”, concluiu o deputado.