POLÊMICA

Estudantes da UTU em Rivera denunciaram dois professores por “comentários racistas, classistas, machistas e xenofóbicos”

O diretor geral da UTU afirmou que uma investigação regional foi realizada e que atualmente a Divisão Jurídica está na etapa de iniciar a investigação administrativa, pois foram encontradas "versões contraditórias" anteriormente

Foto: Ernesto Ryan

“Na minha família, não contratamos negros porque não são trabalhadores, especialmente os negros brasileiros de origem africana, eles são ainda mais preguiçosos. O brasileiro cruza com o gringo, esse sim é trabalhador. O peão deve ser explorado da mesma forma que o pobre, e se ele não gosta, é preciso deixá-los morrer de fome”. Com essas expressões como exemplo, um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Agrícola do Polo Educativo Tecnológico de Rivera denunciou, em carta dirigida à diretora do centro, Gabriela Gómez, que dois professores manifestaram “comentários racistas, classistas, machistas e xenófobos” em mais de uma ocasião durante as aulas.

A carta, que a Lince Comunicação teve acesso é a mesma que foi publicada pelo La Diária, Montevidéu, e é datada de 10 de maio, mas os estudantes recentemente recorreram à Associação de Estudantes da Universidade Tecnológica do Uruguai (Autec) para relatar a situação. Segundo Alan Fontane, presidente da associação, eles decidiram emitir um comunicado nesta quinta-feira para contribuir com a resolução da situação, pois os estudantes procuraram ajuda deles, já que, especificamente com a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), eles compartilham apenas o terreno onde estão os centros educacionais.

“Condenamos e questionamos as situações de violência psicológica e emocional que alguns alunos do Polo Educativo Tecnológico de Rivera estão vivenciando. As autoridades do Polo Tecnológico de Rivera, em particular, e da Educação em geral, devem tomar medidas urgentes para abordar e solucionar essa série de acontecimentos vergonhosos para a educação pública do nosso país e, especialmente, para o departamento de Rivera”, afirmaram.

O Secretariado Ejecutivo da Associação de Funcionários da UTU (Afutu) também se pronunciou ontem, quinta-feira (08) por meio de um comunicado, repudiando e denunciando os fatos, e exigiu que a Direção Geral de Educação Técnico-Profissional “tome todas as medidas necessárias para erradicar essas práticas dos Centros Educacionais de nossa Instituição”. O comunicado também ressalta que o sindicato “não endossa nem endossará expressões desse tipo de nenhum funcionário”. Como um dos professores envolvidos é afiliado, o caso foi encaminhado à Comissão Fiscal “para que ela avalie sua punição”.

Na carta, os estudantes também expressaram sentir-se “humilhados”, uma vez que a maioria dos membros da turma são “negros e pobres”, e outros são brasileiros, que também se sentiram “discriminados”.

Além das expressões repudiadas, o grupo de alunos afirmou que nenhum dos dois professores denunciados “quer dar aula em dias de chuva e quando está nublado”, que “chegam 45 minutos atrasados”, que os “privam de intervalos” e que “há dias” em que saem mais cedo.

Por outro lado, de acordo com os atos classificados como “machistas”, eles relataram que nas aulas práticas, os professores “sempre chamam os homens para fazer os trabalhos”, enquanto “maltratam as mulheres da turma por serem mulheres”.

Nesse contexto, os estudantes encerraram a carta declarando que não desejam “compartilhar a disciplina” com ambos os professores e solicitaram ser ouvidos e que medidas sejam tomadas o mais breve possível em relação a esses atos condenáveis.

Investigação em andamento

“A UTU tomou todas as medidas correspondentes e legais, e estamos preocupados com a situação, queremos que isso seja resolvido o mais rápido possível para podermos seguir em frente”, afirmou Juan Pereyra, diretor geral da UTU, à diária. Ele destacou que o desejo de chegar a uma resolução se deve ao fato de “os alunos poderem estar tranquilos” e que os professores, caso não sejam culpados, parem de passar por “situações que nem sempre são as melhores, pois muitas vezes, nesse tipo de denúncia, ocorre que, uma vez feita, é internamente considerada como uma punição para a pessoa denunciada, mesmo que ela não seja culpada”.

Pereyra explicou que a denúncia, assinada por oito estudantes, chegou à direção geral em meados de maio e, uma vez recebida, foi encaminhada às “altas autoridades de Rivera: o diretor do campus, o inspetor regional, o inspetor agrário e a diretora escolar, para que cuidassem do caso”.

Durante a investigação, os estudantes, os funcionários “correspondentes” e “outros possíveis testemunhas” foram entrevistados. Do processo surgiram “versões contraditórias”: de acordo com Pereyra, foram identificadas “algumas irregularidades”, nas quais os alunos expressam o mencionado na carta, enquanto os professores envolvidos afirmam não ter feito tais comentários.

A investigação realizada regionalmente foi encaminhada à divisão jurídica da UTU e, de acordo com o diretor geral, “está na etapa de iniciar a investigação administrativa sobre os fatos denunciados”. Enquanto isso, Pereyra explicou que, devido à relação professor-aluno, na qual há um “problema de desvantagem”, também foi decidido que as aulas ministradas pelos professores terão um “acompanhante, para evitar qualquer tipo de problema”. Normalmente, disse ele, o acompanhante é a diretora do centro educativo.

No entanto, Fontane afirmou que os estudantes não receberam nenhum tipo de proteção e ainda estão expostos aos professores. De fato, devido à falta de medidas, “os pais dos jovens começaram a solicitar que não se envolvam mais na denúncia”.

Por sua vez, Pereyra afirmou que a ação tomada não significa que a mensagem seja de que “os professores são responsáveis”, mas sim que se trata de dar um “sinal de proteção à parte que está ‘mais fraca'”. Questionado sobre quanto tempo a investigação na divisão jurídica pode levar, Pereyra respondeu que “geralmente leva tempo, porque logicamente há muito trabalho nessa seção e não temos todos os profissionais de que precisaríamos”, mas garantiu que, diante desse caso, pediu e continuará pedindo “que seja feito o mais urgentemente possível”.

Inconcluso

“Se os fatos forem comprovados, a Afutu está totalmente a favor dos estudantes e contra esses fatos, repudiamos essas situações”, afirmou Carlos Pivani, representante regional da Afutu em Rivera, à diária. Embora o sindicato não tenha recebido a denúncia dos estudantes, ao tomar conhecimento da situação, entrou em contato com a Afutu em Montevidéu e com a diretora do centro, que explicou que já havia conversado tanto com os estudantes quanto com os professores e a direção geral.

Nesse contexto, ele destacou que o sindicato está disposto a se reunir com os estudantes “para discutir o assunto e ver como resolver a situação” e também para oferecer seu apoio. Segundo Pivani, a preocupação é que os fatos sejam esclarecidos e que “a defesa dos trabalhadores da educação sempre deva estar em primeiro lugar”, mas “a ética deve sempre prevalecer”. Ele também afirmou que estão dispostos a realizar uma reunião bipartite com a direção do Polo, mas ainda não receberam resposta.

Além da denúncia conhecida por todas as partes, em 22 de maio, uma das estudantes que faz parte do grupo denunciante fez uma nova denúncia à Inspeção da UTU, na qual afirma que Gómez, a diretora, exerceu sobre ela “abuso de autoridade e perseguição no trabalho” após o pronunciamento dos estudantes.

Segundo ela explicou, Gómez a repreendeu “gritando e de maneira rude”, dizendo que “como bolsista não deveria ter se envolvido nessa reclamação”. Nesse contexto, ela afirmou que a diretora a ameaçou de retirar sua bolsa, dizendo que “era ela quem avaliava seu desempenho no trabalho para continuar sendo bolsista” e que, pelo “que havia feito, caberia um processo administrativo”.

Sobre essa denúncia, no entanto, Pereyra afirmou que ouviu “uma versão”, mas não tem “nenhuma confirmação”, pois não recebeu a denúncia. Mesmo assim, esclareceu que isso “não significa que não tenha ocorrido ou que a denúncia não tenha sido feita”, e disse que também é possível que esteja sob a competência da divisão jurídica, mas que não sabe, pois, uma vez que as investigações são encaminhadas para a divisão, esta tenta “não intervir”, pois é um órgão que funciona de maneira “independente”.

 

 

 

Fonte: La Diária

 

 

 

Autor:
Compartilhe: